Hey, querid@s! Hoje vou falar de um tema que eu AMO fotografar: irmãos na cena do parto. Porque essas criaturinhas trazem tanto amor e alegria que é impossível não render deliciosos momentos para registrar.
E será que é bom para uma criança assistir o nascimento do irmão? Ver a mãe em um trabalho de parto pode ser traumático? Será que pode? A psicóloga perinatal Bianca Martins diz que sim, com algumas recomendações.
“A criança pode participar? Pode. Primeiro, desde que ela queira. Segundo, desde que ela tenha sido preparada pra isso. Terceiro, há que se considerar a idade dela. Uma criança muito nova, numa situação de expulsivo, pode ser complexo. E quarto, que essa criança tenha uma pessoa para cuidar dela também”
E completa “As crianças que não querem participar tem que ser respeitadas, as que querem, tem que ser preparadas, de uma forma lúdica, para que possam entender o processo da dor. A família tem que se preocupar em ter mais alguém para cuidar dessa criança na cena do parto. É muito importante que essa criança tenha alguém cuidando dela porque é uma situação em que tudo o que ela vai vivenciar precisa de elaboração. A gente não sai ileso de uma cena de parto, a criança também não. Alguém preparado, que entenda o processo de parturição, alguém da família, um avó, uma avó, uma tia, uma prima. Qualquer coisa do universo dos adultos, se a criança está perto ela precisa estar acolhida”.
E esse foi exatamente o cenário que a Camille Teixeira narrou:
“Na verdade a vontade de participar partiu deles. Eu fiquei preocupada de em algum momento eles entenderem que eu estava sofrendo. Então eu coloquei alguns vídeos de parto humanizado e fui explicando cada momento. Falando ‘vai ter horas que a mamãe vai chorar, vai gritar, vai ter sangue, mas tudo isso faz parte’, que era pro irmão deles nascer, então foi bem natural. A única coisa que eles mesmos decidiram que não queriam participar foi no hospital (já no expulsivo) e foi o que a gente fez. Assim como eles decidiram que queriam cortar o cordão e foi tudo muito natural e muito emocionante. Eles adoraram, chegaram na escola a primeira coisa que eles contaram foi que viram o irmão nascer, que cortaram o cordão…”
Agora, sem mais delongas, vamos nos deliciar com 15 momentos incríveis de irmãos acompanhando trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
01 – Com uma equipe dessas, bicho… Juliana hidratando a mamãe. Ela já sabia que seria uma maratona. Preparar os filhos para viver esse momento com naturalidade, é fundamental.
02 – Liz estava muito animada com o trabalho de parto da mamãe, fez agachamentos, sentiu contrações e arrancou muitas risadas da equipe.
03 – Esses são os filhotes da Camille (que contou sobre a participação deles no seu trabalho de parto, aí na matéria). A mãe estava em fase ativa do trabalho de parto, acolhida pela doula e pelo marido. As crianças estavam acolhidas também. Será que ela estava gritando?
04 – Acho que por aqui as coisas estavam barulhentas também… com uma pitada de brincadeira de criança. Essa foto é forte, mas não se assustem, eu estava lá e posso garantir, ele estava ótimo, brincando e vivendo a vida, acolhido pela avó que não aparece na foto. Nessa hora correu e tapou os ouvidos, eu não pude perder o clique.
05 – Liz, que não cansa de ser linda, falou que ia “lavar a perereca da mamãe”. Já rimos!
06 – “Ivie!”, foi ele quem escolheu o nome dela na hora em que nasceu. É muito amor!
07 – É muita emoção, gente! Mesmo quando você é uma irmã mais velha já adolescente… Como citou a psicóloga Bianca, “Ninguém sai ileso de um trabalho de parto”.
08 – Cortar o cordão umbilical do irmão que chegou. Um desejo das crianças, respeitado pelos pais.
09 – É muito amor e alegria!!!
10 – Tá bom… bate aquela vontade de ser o bebezinho da casa novamente. E o mamarzinho da mãe tem um lugar cativo.
11 – Mesmo quando já se perdeu o jeito de mamar… rs
12 – Tá bom… assim está melhor!
13 – Será que ele tá respirando?
14 – Todo irmão é um presente. E que a vida seja sempre assim.
15. Pra fechar: no Hospital e Maternidade São Camilo, em Aracruz, o sino é tocado a cada bebê que nasce. Vejam a alegria dos irmãos Juliana e Arthur ao anunciarem a chegada do pequeno Luca.
Bônus! Tá bom, eu falei que eram 15 imagens, mas a Juju não poderia ficar de fora. Ela roubou a cena nesse parto domiciliar cheio de energia boa. Acordou de madrugada, viu a mamãe em trabalho de parto e quis participar e a presença dela deixou o clima ainda mais leve e mais cheio de amor. Vejam com seus próprios olhos!
Se identificou? Tem filhote esperando o irmão mais novo chegar? Então aproveita essa dica de ouro: o livro “Nasce um Bebê Naturalmente”, escrito e ilustrado pela parteira mexicana Naolí Vinaver.
Sinopse: Alelí é uma menina simpática e curiosa, que vai ganhar um irmãozinho. Sua família vai crescer, como muitas outras. Com uma pequena e grande diferença: o bebê vai nascer em casa! Por meio de seu olhar infantil, vivenciamos um parto natural em ambiente familiar.
Gostou? Compartilhe com aquela gravidíssima, que não é mais mamãe de primeira viagem! Quem sabe, veremos mais uma foto em breve nessa galeria.
EDIT: Registrei um parto lindoooo ontem, com dois irmãos fofos acompanhando tudo… em breve eu posto umas fotinhas extras aqui par vocês.
Karol Felicio – Jornalista e Fotógrafa de Parto
Quer falar comigo? Me chama aqui no whatsapp!